Início > Lado B > RESENHA – O ESCRITOR DA PESTANA CAÍDA

RESENHA – O ESCRITOR DA PESTANA CAÍDA

livro escritor

Não estou acostumado a fazer resenhas de livros, então, não sei se o que estou fazendo agora é uma resenha propriamente dita.

Para evitar confusões, prefiro pensar que estou escrevendo minhas considerações. Nada de termos técnicos.

Apenas eu falando sobre um livro que li.

O escritor da pestana caída é um livro peculiar. Hoje em dia, o mundo te cobra tanto uma postura correta, que o humor vem se tornando cada vez mais irreverente. As vezes até ultrapassando os limites, levantando a questão se há ou não limites para o humor.

Não gosto de me aprofundar nesse tido de debate, até porque, para mim, humor é aquilo que me faz rir (seja lá como for) e ponto final.

Como escritor, penso no humor como um desafio. É muito difícil se dedicar a escrever coisas engraçadas. É mais fácil você passar para o papel (ou página do word) tudo aquilo que te incomoda do que escrever algo que alivie o incômodo das outras pessoas.

No livro, Thiago Meister (o autor) consegue mostrar um contraponto a tudo que escrevi ali a cima. Ele resgata o humor simples, que corteja a bobeira sem ser bobo. Algo semelhante ao que o Mazzaropi começou a fazer por aqui no século passado, numa época em que o humor não tinha tanta necessidade de ser audacioso como nos dias atuais.

O fato é que de Mazzaropi a Rafinha Bastos, é possível encontrar coisas que me fazem rir igualmente. E percebo, talvez equivocadamente, que os humoristas atuais viram as costas para o humor simples e ou quando tentam colocá-lo em prática, acabam fazendo uma verdadeira zorra com a memória do nosso querido Jeca Tatu

Nesse livro eu me arrisco dizer que o narrador é o personagem mais cativante da história. E, antes que digam que isso seria uma intriga, afirmo que é um elogio. Nos livros que leio raramente encontro narradores que não estragam a história quando tentam participar demasiadamente dela.

No romance, o narrador nos conta uma história esdrúxula (palavras dele), que aborda do surgimento dos Beatles à uma comparação, digamos, pouco sóbria, entre uma casca de banana e uma girafa.

Pelipe (com P mesmo), D. Leopolda, Domingos e América são personagens bisonhos. E, que de tão bisonhos, tornam-se reais.

D. Leopolda é a minha favorita, talvez por ter me dado mais um motivo para repudiar o nosso histórico regime militar. Confesso que gostaria de ler um pouco mais sobre a fase dela lúcida e um pouco menos sobre a tal teoria do Mickey Jackson

Thiago Meister talvez não tenha realizado o sonho de Pelipe ao encontrar o diálogo perfeito para seu livro, porém proporcionou vários diálogos imperfeitos que nos fazem lembrar daqueles momentos em que nos encontramos ao lado de nossos amigos filosofando sobre as coisas inúteis da vida em uma mesa de bar regada a álcool. E isso é muito divertido.

Esse não é um livro que irá questionar sua existência no mundo ou que irá colocar em xeque os postulados de alguma religião ou apresentar um mundo mágico habitado por elfos, bruxos, vampiros e lobos.

Não. O escritor da pestana caída é um livro que deve ser lido para se lembrar de como é bom rir do que é bobo.

É um livro que faz perceber que por trás de toda bobeira há uma grande história. E mostra que fazer parte da história é bem mais divertido do que ficar de fora criticando tudo que se vê.

 ***

E aí, se interesou pelo livro? Clique aqui.

Categorias:Lado B Tags:,
  1. Thiago Meister Carneiro
    31/10/2013 às 17:36

    Gostaria de agradecer a resenha, e dizer que você captou a essência do livro, que é tentar agraciar o leitor com um humor simples e ingênuo, sem clichês ou piadas fáceis.

    E estou no aguardo do seu livro!
    Abraço

    Ps. Se alguém quiser adquirir o livro diretamente de mim, meu email é finitocarneiro@gmail.com

    • 31/10/2013 às 18:16

      Obrigado pelo livro e parabéns pela história.

      O meu livro já está na fase final de produção… Quando ficar pronto, te aviso!
      Abraço!

  1. No trackbacks yet.

Gostou? Então comenta aí.

