Início > Crônicas > TUDO É MODA!

TUDO É MODA!

facebook

Acho que a lei que rege o planeta não é o amor e muito menos o ódio, mas sim a ironia.

Afinal, não consigo pensar em nada mais irônico do que o comportamento que vejo de algumas pessoas por aqui.

Tem uma década que venho me dedicando à educação (o que é pouquíssimo tempo em relação às minhas referências profissionais) e durante esse período sempre tive a preocupação de não cobrar dos meus alunos apenas fórmulas matemáticas, mas, também que eles tivessem um pensamento crítico sobre seus atos.

Durante esses dez anos, infelizmente, nunca tinha visto um resultado efetivo desse trabalho.

Coincidentemente no ano em que estou fora da sala de aula, os jovens saíram da internet e foram protestar contra as políticas públicas.

Cara, vocês não tem a mínima noção do quanto isso me emocionou como cidadão e como professor…

Mas, o que começo a presenciar aqui no facebook? Postagens criticando a atitude de todos esses jovens, justificando que tudo não passa de “modinha”.

Direito de se expressar todos temos, mas, algumas questionamentos precisam ser feitos: O que não é moda no facebook? O próprio facebook não seria uma moda, assim como foi o orkut um dia? Qual moda enche mais o saco: frases religiosas, questionamentos de ateus, bodes fazendo piadas, fotos de gatinhos e cachorrinhos, paródias do quadradinho de oito ou suas fotos mostrando para os seus amigos o quanto você é feliz?

Tudo isso é moda! E, francamente, enquanto questionar governos for moda eu ainda acredito em uma sociedade melhor.

Agora, deduzir o óbvio e se considerar o Arnaldo Jabor por isso não vai ajudar muito e, mesmo você tendo todo o direito de expressar sua opinião, em algumas situações é mais sábio guardá-la do que parecer um idiota perante os demais.

Sabe por que esse movimento corre o risco de não chegar a lugar nenhum? Não é porque nossos jovens são vândalos ou incompetentes, mas sim porque pessoas maduras e conscientes estão perdendo a oportunidade de engrossar o coro e chamar a responsabilidade pra si.

Está faltando o “adulto sábio” assumir seu papel de líder e falar: “ok, crianças… vocês fizeram seu papel brilhantemente, parabéns! A partir de agora, a gente assume.”

Agora, sério mesmo, falar sobre modinha usando o facebook é o cúmulo da ironia!

E se alguém que foi meu aluno estiver lendo este post, fique sabendo que estou com muito orgulho de vocês! Não se intimidem com as críticas e, acreditem, essa “moda” é muito melhor do que aquela que o Neymar anda propagando por aí. =)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Gostou? Então comenta aí.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s