Início > Contos > CONSCIÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL DE MESA DE BAR

CONSCIÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL DE MESA DE BAR

file000914978169

Dois amigos em uma mesa de um bar debatem descontraidamente, entre um copo e outro de cerveja, os assuntos mais filosóficos que jamais comentariam se estivessem sóbrios. Ali, em uma tarde, os dois encontram as soluções para os problemas da política nacional, segurança pública e seleção brasileira:

– Você ficou sabendo daquele cara que matou a mulher e enterrou o corpo no quintal?

– Fiquei sim. Parece que ela estava saindo com outro, né?

– Parece que sim. O cara acabou com ela! O jornal disse que ele picou o corpo dela todinho…

– Eu não sou machista, respeito as mulheres e tudo mais… Mas, tem uns casos que, Deus que me perdoe… Mas, tem mulher que merece!

– Que isso, cara! Ninguém merece sofrer uma violência como essa.

– Sei lá… Acho que se eu descobrisse que sou corno, iria matar também.

– Pois, se um dia eu descobrir que minha mulher está me traindo eu me separo e encho a casa de putas!

Em meio a gargalhadas, os dois bebem todo o líquido de seus copos e pedem mais uma garrafa antes de continuar a conversa.

– Caramba, quer dizer que você iria montar um puteiro na sua casa?

– Eu iria! Melhor do que ir para a cadeia, não é?

– É verdade. Acho que eu não iria matar ninguém também. Não ia dar certo ir para a cadeia… eu detesto bandido!

– E quem é que gosta?

– Mas é sério, eu odeio bandido! Por mim fuzilava uns três ao mesmo tempo com uma bala só!

– Porra, você é um assassino cara! Já pensou em procurar tratamento?!

Os dois amigos trocaram mais algumas gargalhadas em meio a alguns xingamentos mútuos. Até que se acalmaram para a conclusão do raciocínio nazista:

– Pois é, se eu fosse presidente, esvaziaria os presídios matando todo mundo e ainda mandava a conta da bala usada para os pais pagarem.

– Caralho, você é mesmo um doente!

– Eu?! Esses caras vivem sacaneando a gente e o que o Governo faz? Porra nenhuma!

– O Governo precisa investir na educação! Só assim esse país vai para frente.

– Esses políticos só querem saber de roubar o dinheiro do povo!

Bebem mais uma vez longos goles de cerveja, dessa vez com expressões sérias e sem risadas. Em alguns instantes de silêncio, o amigo mais revoltado, enquanto bebia o líquido espumante de seu copo, pensou que se alguém ouvisse o áudio daquela conversa poderia afirmar com toda certeza que aqueles dois eram ativistas políticos.

Mas, não eram. Começou pensar no que havia feito de produtivo para contribuir com o desenvolvimento da sociedade e sentiu seu estômago embrulhar.

Como não sabia se o enjôo era causado pela cerveja fermentando em sua barriga vazia ou se era pela hipocrisia contida em seu discurso fervoroso sobre um assunto que jamais estudara a fundo, pediu para o garçom trazer uma porção de linguiça frita e resolveu mudar de assunto:

– Tu viu o jogo ontem?

– Da seleção?

– É.

– Nem assisto mais aos jogos da seleção. Só têm mercenários jogando…

– Pois é… Ontem eles perderam mais uma.

– Aquele técnico é muito ruim. É uma anta!

– Concordo. Enquanto ele não colocar o Neymar para jogar, o time vai perder todas.

– Só quero ver ano que vem na Copa do Mundo… Será a maior vergonha da história.

Passaram mais umas dezenas de minutos conversando sobre o iminente vexame da seleção perante as outras seleções de futebol do mundo inteiro.

Encerraram a conta e foram embora embriagados, cada um conduzindo seu próprio carro.

Em nenhum instante lembraram que depois da Copa do Mundo tem as Eleições.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Gostou? Então comenta aí.

