Início > Lado B > RENATO RUSSO, O TROVADOR SOLITÁRIO

RENATO RUSSO, O TROVADOR SOLITÁRIO

Hoje completam dezesseis anos que o trovador solitário respirou pela última vez. No dia 11 de outubro de 1996 o Brasil deu adeus ao seu ícone do rock nacional dos anos noventa.

O cara era chato, prepotente e arrogante, mas, mesmo assim, arrastava uma legião de fãs. Esse seu gênio forte foi, talvez, a principal causa de seu sucesso.

Renato Rocha, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Russo formavam a Legião Urbana, a banda que colocou Brasília de vez no cenário do rock nacional. É praticamente impossível encontrar um estudante brasiliense que não tenha cantando os versos de Renato durante o intervalo de suas aulas.

Renato Manfredini Júnior quebrou a barreira do preconceito afirmando em suas músicas sua orientação sexual e, o mais engraçado de tudo, fez com que vários Joões Chinelões cantassem “e eu gosto de meninos e meninas” sem nem perceber o que significava.

Mesmo tendo eternamente doze anos de idade, Renato estava à frente de sua época. Cantava em alto e bom som que o Brasil era o país do futuro. Hoje, mais de uma década depois, há quem diga que o tal futuro previsto pelo trovador ainda não chegou. Afinal, as guerras santas não cessaram pelo mundo e, por aqui, os políticos ainda gastam mais dinheiro com propaganda do que com educação e saúde para quem precisa.

As músicas da Legião apresentaram personagens que despertavam os mais diversos sentimentos nos ouvintes. Muitos torceram pelo relacionamento de Eduardo e Mônica. Choraram com a morte do João Roberto, o maioral em seu opala metálico azul, e odiaram Jeremias, assassino do tal João de Santo Cristo.

É certo que ninguém é insubstituível, mas, nesses dezesseis anos o substituto do líder da Legião ainda não apareceu.

O fato é que mundo anda tão complicado, e o que lançam no mercado musical não passa de mais do mesmo. Cheio de refrões repetitivos e com pouco conteúdo, falta um cara chato como o Renato para deixar o cenário musical mais legal.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Gostou? Então comenta aí.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s