Início > Contos > O HOMEM QUE LUTOU NA GUERRA

O HOMEM QUE LUTOU NA GUERRA

Estacionei o carro em frente a minha casa e percebi que ele já estava lá encostado no portão. Sai do carro e o cumprimentei como de costume:

“Fala Zé, beleza?”

“Opa!” – Respondeu batendo continência como um soldado prestativo.

Estava bêbado novamente.

“Bebeu de novo, né?”

“Só um pouquinho.”

“Rapaz, já falei que isso vai acabar te matando.”

“Olha… é que… eu… Você sabe, né?”

Suas palavras saiam embaralhadas.

“Sei o que?”

“Aqui todo mundo é amigo.”

“Disso eu sei, Zé.”

“Eu fiz isso aqui tudo!” – falou apontando para a rua.

“Fez o que, Zé? A rua?”

“Eu lutei na guerra. Ajudei a construir esse país… Você já ouviu uma bomba estourando do seu lado?”

Ele enfatizou a pergunta imitando um som de uma bomba e dando um pulo para encenar a explosão. Fiquei impressionado com a dramaticidade no tom de sua fala.

“Deixa disso Zé. Bomba vai explodir é se você não voltar para sua casa agora. A Dona Irene sabe que você está na rua?”

“Eu… Eu… Shhhh… Deixa ela quietinha lá.”

“Ué, o soldado está com medo da patroa?” – brinquei.

Shhhhh” – pedia silêncio com o indicador sobre os lábios e olhando desesperadamente para os lados.

Ele realmente temia sua esposa.

Zé saiu andando cambaleante pela rua. Se lembrasse de onde estava, provavelmente iria ao encontro de sua esposa que o aguardava em casa.

Continuou vagando até encontrar o banco de cimento do ponto de ônibus da esquina, onde deitou e dormiu.

Entrei em casa com aquela cena na cabeça. Pensei nos motivos que levavam uma pessoa a chegar nesse ponto e fiquei com pena da Dona Irene. Também tive pena do Zé.

Liguei a televisão, sentei no sofá e assisti ao jornal local. Após os trinta minutos usados pelo apresentador para informar as notícias mais relevantes do dia, não me lembrei mais do Zé e de sua esposa.

Levantei do sofá e fui até a cozinha pegar uma cerveja.

Categorias:Contos Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Gostou? Então comenta aí.

